terça-feira, 28 de abril de 2015

Artigo: Dor Lombar Crônica em uma População Adulta do Sul do Brasil: Prevalência e Fatores Associados

Autores:
Marcelo Cozzensa da Silva
Anaclaudia Gastal Fassa
Neiva Cristina Jorge Valle

Publicado em:
Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(2):377-385, mar- abr, 2004

            As dores lombares atingem níveis epidêmicos na população em geral. Em alguma época da vida, entre 70 a 85% de todas as pessoas sofrerão dor nas costas. Trata-se assim, de um problema de saúde pública.
A ocorrência dessa dor de forma contínua e por longo período de tempo, afeta muitos aspectos da vida, podendo levar a: distúrbios do sono, depressão, irritabilidade, entre outros.
Entre as causas da dor lombar crônica, estão: doenças inflamatórias, degenerativas e neoplásicas; defeitos congênitos; debilidade muscular, predisposição reumática e degeneração da coluna ou discos intervertebrais.
Vários estudos epidemiológicos têm descrito o tema dor lombar, porém poucos abordam a dor lombar crônica. Além disso, muitos artigos se referem a grupos populacionais específicos (ex. trabalhadores). Assim, os objetivos do presente estudo foram: determinar a prevalência de dor lombar crônica em uma amostra de base populacional de adultos residentes na cidade de Pelotas/RS e verificar a associação da dor lombar crônica com variáveis demográficas, sócio-econômicas, comportamentais, ergonômicas e nutricionais.
Trata-se de um estudo transversal, com 3.182 indivíduos de 20 anos ou mais, residentes na zona urbana da cidade de Pelotas/RS.
A presença de dor lombar crônica foi estabelecida através da positividade de dois critérios: (a) identificação da região lombar como local da dor (em uma figura ilustrativa) e (b) presença desta dor por 7 semanas ou mais.
Os resultados apontaram que prevalência de dor lombar crônica na população foi de 4,2% e o tempo médio que a dor perdurou foi de 82,6 dias (dp=14,5 dias). A dor lombar crônica esteve associada com o sexo, idade, situação conjugal, escolaridade, tabagismo, carregar pesos e movimentos repetitivos.


sábado, 11 de abril de 2015

Reunião da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa

No dia 08 de abril 2015 o Profissional de Educação Física Marcio Roberto Martini, representando o Programa de Estudos em LERDORT do Serviço de Fisiatria do Hospital, participou da reunião da Câmara Técnica de Ginástica Laboral e Atividade Física na Empresa, realizada no Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul (CREF2/RS).

Neste encontro foi discutido o manual da Ginástica Laboral (GL) do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), foi feita a revisão do livreto da GL do CREF2/RS, iniciou-se a discussão sobre a elaboração de uma tabela de valor referência para as aulas de GL, bem como, a elaboração de um projeto de divulgação da Câmara Técnica nas Universidades do Rio Grande do Sul.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Pesquisa Nacional de Saúde

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que cerca de 40% da população adulta brasileira, o equivalente a 57,4 milhões de pessoas, possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT). Dentre estas, as mais prevalentes são a hipertensão arterial (21,4%) e a doença crônica de coluna (18,5%). A existência dessas doenças está associada a fatores de risco como tabagismo, consumo abusivo de álcool, excesso de peso, níveis elevados de colesterol, baixo consumo de frutas e verduras e sedentarismo.
Esta pesquisa foi realizada entre agosto de 2013 a fevereiro de 2014, e foram entrevistados 63 mil adultos em domicílio, escolhidos por meio de sorteio entre os moradores da residência para responder ao questionário. A PNS tem como objetivo servir de base para que o Ministério da Saúde possa traçar suas políticas públicas para os próximos anos.



Reunião do Dia 08 de Abril

1ª Apresentação:
Responsável: Marcelo de Souza Teixeira
Tema: Atividade Física e Sedentarismo.
Data: Quarta-feira, 08 de abril de 2015, das 13:15 às 14:15

Local: Centro de Pesquisa Clinica (CPC) 3º Andar, Sala de Reuniões.




2ª Apresentação:
Responsável: João Carlos Comel
Tema: Prevalência de Dor Lombar no Brasil.
Data: Quarta-feira, 08 de abril de 2015, das 13:15 às 14:15
Local: Centro de Pesquisa Clinica (CPC) 3º Andar, Sala de Reuniões.
*Relação da quantidade de estudos referentes à dor lombar no mundo, enfatizando um estudo realizado em pelotas sobre o mesmo, a cinesiofobia e outros fatores.


quarta-feira, 1 de abril de 2015

Reunião do Dia 1º de Abril


Responsável: Luciana Piccoli

Tema: Apresentação do Projeto de Pesquisa:

"Comparação Entre um Treinamento de Caminhada e um Protocolo de Exercícios para Dor Crônica de Coluna em Indivíduos com Dor Lombar Crônica."

Data: Quarta-feira, 1º de abril de 2015, das 13:15 às 14:15

Local: Centro de Pesquisa Clinica (CPC) 3º Andar, Sala de Reuniões.


*O trabalho é referente ao Doutorado vinculado à ESEF/UFRGS da aluna Ana Carolina Kanitz, futuro mestrado de Luciana Piccoli.