quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Defesa de Doutorado - PPG Cirurgia FAMED UFRGS

Nome: Marcio Roberto Martini
Data da defesa: 24 de setembro de 2015

Construção e validação de um instrumento de pesquisa para avaliar a qualidade de vida de trabalhadores.

RESUMO

 Introdução: Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações.  Ela envolve a presença de bem estar físico, mental e social. Apesar de existir instrumentos capazes de avaliar a qualidade de vida de forma genérica, incluindo algumas questões sobre qualidade de vida do trabalhador, não foram encontrados instrumentos específicos para avaliar a qualidade de vida de trabalhadores.
Objetivos: Desenvolver e validar um instrumento específico (WORKER–QOL 76) para avaliar de forma individual a qualidade de vida de trabalhadores em geral.
Métodos: A amostra foi composta de 708 trabalhadores de ambos os sexos que responderam a uma versão inicial do questionário WORKER-QOL 76, com 106 itens bem como o questionário de qualidade de vidaWHOQOL– BREF, a Escala de Depressão Center Epidemiologic Studies–Depression Scale (CES-D) e um questionário de dados demográficos e classificação econômica. A análise estatística resultou na elaboração final do questionário WORKER-QOL 76 com 76 questões, distribuídas em quatro domínios (psicológico, social, físico, e ambiente) e índices de consistência interna de 0,91, 0,88, 0,76 e 0,76 respectivamente. Foi estimada a confiabilidade teste–reteste dos escores com coeficiente de correlação intraclasse variando entre 0,78 e 0,93.  As Correlações da versão final do questionário WORKER-QOL 76 com o WHOQOL–BREF e com a Escala de Depressão (CES-D), atestaram sua validade convergente e discriminante.
Conclusão: Conclui-se que o instrumento de avaliação WORKER– QOL 76 possui boas propriedades psicométricas para avaliar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Palavras chave: Qualidade de vida; Avaliação; Trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário